agosto 01, 2011

Avaliação Docente: para quê complicar?

Já está mais que entendido.
A avaliação docente serve para coisa nenhuma.
Mas todos dizem que a querem...

A tutela quer apenas promover os melhores. Assegurando que só chegam ao topo da carreira esses. E que os outros, simplesmente, não chegam lá. Assim, distingue uns dos outros e motiva os outros a serem como os uns...
(para além de lhe custar menos - à tutela, ao orçamento e ao sistema de pensões).

Os sindicatos querem que todos (mesmos os medíocres) cheguem ao topo da carreira. Preferencialmente com progressões automáticas. Mas, para disfarçar, até admite que alguns possam demorar mais um ou dois anos a lá chegar: os 5% que não conseguem avaliações de Muito Bom e Excelente.

Afinal, para quê avaliar, quando basta seriar?
Para quê complicar quando basta instruir cada escola que deverá determinar quais os seus melhores profissionais, em cada ano, para usufruírem de mais um salto na sua carreira?

Até poderão ser todos Muito Bons e Excelentes (Gauss não entra nestas contas...), mas certamente, encontraremos de entre esses, os - digamos - 20% melhores...

Ler proposta concreta, aqui:

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