junho 25, 2013

O Governo que nos empobreceu não foi este...

É muito frequente a afirmação de que as políticas deste Governo empobrecem o país. Não é assim. Este Governo falhou. Mas apenas falhou nas políticas para tirar o País do buraco cavado por todos os outros Governos nos 15 anos precedentes.

Assim, foram 15 anos de política socialista que colocaram o País na bancarrota, gastando o que tinha e o que não tinha e colocando as expectativas de vida bem acima da barreira realista que deveria estar traçada. Uma barreira definida pela riqueza produzida no País.
Hoje, vamos ouvindo um Mário Soares, secundado por (quase) toda a comunicação social defender políticas socialistas (nada inesperado) dependentes de dinheiro ... dos outros.

Infelizmente, as políticas socialista apenas resistem enquanto esse dinheiro (dos outros) está acessível e por perto.
Infelizmente, também, já ninguém nos empresta, já não podemos (irresponsavelmente) imprimi-lo e quem tem, já o colocou protegido. Resta apenas uma cada vez mais curta classe média que, já depauperada por cortes significativos nos seus rendimentos, arrisca-se a sofrer uma estocada final se To Zero vier a tomar o poder. Isto porque os socialistas não perdoam - quando desesperados - no que se refere a esse dinheiro, dos outros.

Este Governo falhou. Mas não empobreceu o País. Apenas não conseguiu retirar o País da pobreza onde os anteriores nos colocaram.

Mas o "pecado" socialista é mais grave. Não só nos colocou nesta situação, como criou uma expectativa de riqueza impossível de manter. Habituou o País (e criou despesa estrutural difícil de ajustar) a um nível de vida que é, hoje, a referencia para todas as reclamações, protestos e indignações. Um nível de vida que nos foi oferecida com base em empréstimos externos que hoje, temos que pagar. Produzíamos 100 e vivíamos a 120. Hoje, não nos basta passar a viver a 100. Pois ainda temos que pagar o que devemos. Temos que viver com 80 com muitos, ainda, a pensar nos 120...

Sem comentários: