junho 20, 2013

Desemprego jovem - solução socialista

Como se resolve o problema do desemprego jovem à socialista?
Atirando dinheiro para o mesmo. De preferência, dinheiro dos outros...

Só teremos empregos - efectivos e produtivos - para os jovens de duas formas: criando mais trabalho ou dividindo melhor o que existe. Que é cada vez menos.

As medidas de incentivo que usualmente se aplicam são apenas paliativos que adiam as questões. Por um lado, criar empregos com base em mais dinheiro acabará apenas por dividir o trabalho (produtivo) existente por mais alguns. Não havendo produção acrescida, não haverá qualquer retorno estrutural para a economia, pelo que o dinheiro gasto irá se evaporar rapidamente.

Não será por estes programas que se criará mais riqueza. Que vai haver mais trabalho efetivamente produtivo. Isto acontece por haver cada vez menos para fazer nos países desenvolvidos. A globalização deslocaliza toda a produção para onde o trabalho é mais barato, pelo que só nos resta uma solução: dividir por mais gente o trabalho que resta.

Os seis mil milhões de euros sacados à economia em impostos, que vão ser agora aplicados na Europa, para a “criação de empregos jovem” não vão adiantar coisa nenhuma. Terão efeitos efémeros e ilusórios. Adiando a necessidade de enfrentar o problema real.

Sem comentários: