junho 03, 2011

Maioria "social" de António Costa

António Costa lançou o assunto.
O PSD e o CDS podem ter a maioria na Assembleia mas poderá falta-lhe, a maioria socialUm aviso...

Que poderá deixar subentendido que o PS tem de estar também no governo, caso contrário, junta-se à CDU e ao BE e vai para a rua... Onde poderà dedicar-se a infernizar o governo que terá de aplicar as medidas negociadas pelo próprio PS e impostas por quem nos emprestou os 78 mil milhões que precisávamos para evitar a bancarrota (a que nos conduziu - ainda - o mesmo PS). 

O risco existe e é grande.

Usualmente, o PS é irresponsável quando está na oposição. Traveste-se totalmente e passa a actuar sem qualquer tino, tal como faz a CDU ou BE. Fez isso sempre, no passado. No final do período Cavaquista e ainda com Durão Barroso e Santana Lopes. Aí, encosta-se e actua como a extrema esquerda.

Mas, a situação actual é diferente: assinaram o Memorando, o Presidente da República não é socialista e estão sob vigilância das instâncias internacionais. Mas Sócrates ainda é o chefe…

Passos Coelho deverá ter a sua estratégia montada:

Governo amplo

O Governo será seu, com o CDS. Mas deverá juntar uma ou duas figuras da área socialista para lhe dar amplitude. Nomeadamente na equipa que coordenará a implementação do MoU, que terá de ter uma ligação franca e forte com os líderes parlamentares (onde se aprovarão as leis e medidas rápida e sucessivamente para se cumprirem os difíceis e curtos prazos estabelecidos.  

Passos Coelho não pode esperar pelo PS pois o PS, a 6 de Junho ainda será… Sócrates. E não há tempo para que o “mau PS” seja desalojado pelo “bom PS”. A tarefa será difícil e longa pois Sócrates poderá fincar-se no lugar... pois a máquina do PS mau, nestes últimos anos, terá erradicado muitos dos que agora seriam importantes para esse PS bom, de e com, futuro...

A integração de Fernando Nobre no projecto de Passos Coelho, segue aquele princípio da maior amplitude. Afinal, sabemos todos que os próximos anos são fundamentais. O Estado Social do PS está destruído. E vai definhar ainda mais porque suporta-se apenas num único pilar: o Sector Público. Ora este pilar, à conta dos PECs (1 a 3) e do Memorando assinado pelo PS, está totalmente fragilizado. Foi um Estado Social que se suicidou à conta do que cresceu de forma insustentável.

É aqui que entra um novo Estado Social. Sustentável porque se suporta em 3 pilares. Ao pilar que é o Sector Público (exactamente o mesmo que o PS defende, sem tirar nada) se juntam outros dois pilares. Que se somam todos. Que não tiram nada. Que nada destroem.

São os pilares da Sociedade Civil e do Sector Privado. Todos juntos serão mais, e nunca demais, para acorrer às (maiores) necessidades esperadas para os próximos anos.

Face a este panorama, como se comportará PS a partir de 6 de Junho?

Irresponsavelmente, reduzindo a cinzas o prestígio internacional (o que lhe resta), juntando-se à oposição de esquerda e criando problemas para a aplicação do seu (também) Memorando?

Ou iniciará logo o seu processo interno, fazendo emergir o bom PS, ainda a tempo de ser parte integrante na recuperação do País, a partir do fosso para onde o levou?

Será uma travessia do deserto.
Mas a escolha será pelo futuro (seu e de Portugal) ou contra ele 

5 comentários:

Anónimo disse...

tanta asneira e tanto pensamento perdido

PicaPau disse...

Bem visto. O PS é importante e, realmente, tem de ser parte integrante na solução. Mas não o PS de Sócrates. Esse é parte do problema e quem o criou.
Acho que Coelho deve mesmo integrar figuras da área socialista, mas que se tenham mantido longe do grupelho socratiano. E depois é esperar que demonstrem ser responsáveis e que se empenhem na limpeza rápida do partido.

Anónimo disse...

Tenho de concordar com o primeiro comentário. É apenas uma tese que quis aqui fazer a partir do seu tendencioso pensamento contra Sócrates. Aprenda uma coisa...na política não há tempos, ou seja, tudo aquilo que disse pode esfumar-se em apenas 3 segundos.

Gonçalo disse...

Anónimo 2:
Tal como o que disse António Costa...

Ou não...? e assim for, passarei a ter razão por mais algum tempo, para além dos 3 segundos?

Luis Sousa disse...

Tanta asneira e anormalidade vomitada num texto!
Se algum partido foi SEMPRE irresponsável na oposição, esse partido é o psd. Mas deixa lá, não importa. Conseguiram o que queriam, derrubar o Sócrates e ganhar as eleições.
E, mais uma vez, ontem viu-se o "agarrado" ao poder do Engº Sócrates ao apresentar o pedido de demissão. Nunca vi ninguém ser tão perseguido por toda a gente e mesmo assim agir de forma tão responsável e calma.