novembro 07, 2012

O Gadget que eu espero - 3

Chegou a altura de rever as as ofertas no mercado e prever o que aí poderá vir.

Será um “comunicador” que reunirá, num único aparelho, as capacidades básicas de muitos equipamentos, hoje utilizados isoladamente.

O aparelho nuclear será muito parecido com um SAMSUNG GALAXY NOTE 2. É a dimensão certa, podendo ser ligeiramente mais pequeno (entre as 5 e as 5,5 polegadas). Funcionará isoladamente, para muitas tarefas (as já conhecidas basicamente).

Será um equipamento com um processador potente, com comunicações de vários tipos.
Resistência aos choques, poeiras e impermeável. Tal como o SONY XPERIA GO

Assegurará fotos e vídeos HD. E terá capacidades de emitir streaming de vídeo e som para a internet (e não só), a exemplo do que já se faz - embora com qualidade ainda incipiente - via JUSTINTV. Aguardamos um serviço semelhante no YOUTUBE, mais ágil.

Este “comunicador” será o coração de muitos outros equipamentos sucedâneos:

No carro, será colocado num encaixe próprio, assumindo o papel de assistente de viagem (liga-se ao sistema de som e a um ecrã táctil proprietário da viatura) assegurando comunicações sem mãos e entretenimento para os passageiros.

A exemplo do ASUS PADFONE, transforma-se, com facilidade num tablet, ajustando-se a um espaço próprio. O aparelho resultante terá todas as funções dos aparelhos deste tipo (TABLET), concedento ao comunicador um ecrã bem maior, potenciando as suas comunicações e capacidade de processamento. 

O ecrã do tablet deverá ter uma dimensão entre as 10 e as 13 polegadas, de alta definição. Inclui uma bateria de reforço (que estende e carrega a bateria do comunicador), capacidade de memória (disco) e ligações a uma capa (elemento) com um teclado, portas várias para discos, rato, controlo de jogos e carregador de bateria(s). Aí, teremos um PC portátil!

Neste modo, a recepção de chamadas de voz será facilitada através de um hearfone que é extraído do aparelho como os fios eléctricos, nos aspiradores.

Este elemento (isolado) também terá bateria (que estende e reforça as baterias do PAD e do comunicador) e saídas para, por exemplo, a TV lá de casa. Se ligada ao tablet conduze-nos a um PC portátil. Se ligada ao comunicador e à TV (ou a outro monitor), temos um PC desktop. 

E poderá funcionar como spot 4G Wifi, distribuindo a rede para outros aparelhos.

Tudo isto, aliado ao novo WINDOWS 8 (que potencia todas aquelas utilizações). O que poderá constituir uma mais-valia brutal para a MICROSOFT...

Pois será possível fazer com este “comunicador” – e bem - tudo o que actualmente se faz com meia dúzia (ou mais) de aparelhos.

Telefones, Câmaras  GPSs de todo o tipo (viatura, desporto), ipods, tablets e PCs. Tudo num único “comunicador”, ajustável e transformável a cada função, no carro, no TABLET e com um sistema operativo que garante o seu uso como PC.

Será um sistema caro? Não creio...

Talvez com 1000 euros seja possível ter tudo isto. Somem-se os custos de todos os aparelhos dispensados e concluímos que valerá bem aquele preço. Deixamos para trás as câmaras, o telefone, os GPS para o carro (basta o sistema interno de som e vídeo para os passageiros), tablets, ipods, rádio, lanterna, comando sem fios, PC portátil e PC desktop, Spots Wifi 4G, leitores digitais, consola de jogos, etc. E já concluiremos que, se tivermos esta máquina, teremos quase tudo aquilo, sem qualquer perda. 

Mas tudo isto sem prejuízo dos equipamentos para usos de alto nível que se manterão autónomos. Camaras reflex, PCs para jogos exigentes, consolas de jogos, frigorífico, máquina para cortar a relva (estou a brincar) etc...

Com o comunicador, poderemos fotografar e filmar na praia e dentro da piscina, sem grandes problemas em caso de queda. Poderemos fazer “jogging” ouvindo rádio ou música e, ao mesmo tempo, controlando por GPS, a velocidade e os quilómetros percorridos. No carro, liga-se ao ecrã e sistema de som, garantindo todas as funções de assistência à viagem.

Permitirá a leitura de e-books e da imprensa diária, incluindo o acesso aos canais de TV de todo o tipo. Poderemos até emitir o nosso próprio streaming para a rede, para qualquer efeito.

Finalmente, será também o nosso PC. A funcionar localmente ou sobre a nuvem.
Resta saber se não será isto que está a preparar a MICROSOFT
Se sim, será uma "bomba" comercial...
A tecnologia está toda aí. Basta reuni-la. E o que une tudo isto é o novo WINDOWS...

A Microsoft sabe o que tem e não vai esperar pelos "timings" dos fabricantes. Vai se antecipar, com uma equipamento próprio (ou "ameaçando" com esse equipamento) forçando a redução desses "timings".

A ASUS será o fabricante que poderá reagir mais rapidamente.
Tem experiência em quase todas as áreas anotadas e já tem o design e a tecnologia (de transferência de ecrãs) base do PADPHONE. 
Já tem no mercado um PADPHONE com o Windows RT e tem hardware gráfico e equipamentos WINDOWS. 
Pelo que, deve estar para breve este equipamento (o ASUS PAD2PHONE W8) ... 

Sem comentários: