junho 01, 2011

Se Portugal fosse um País normal: 102-73-26-15-14

A visão optimista

Numa abordagem mais realista (para um País que se confronta com os efeitos de uma desgovernação dos últimos anos) em que os indecisos - desiludidos - votam - deixando a indiferença para trás e penalizando Sócrates, o panorama será diferente: 

O PSD conquistará a maioria com 102 (+21) lugares que, junto aos 26 (+5) do CDS terão uma maioria absoluta segura com 128 mandatos. Ultrapassando, juntos, os 50% dos votos expressos. O PS terá 73 lugares (-24), o BE ficará com 14 (-2) e a CDU manterá os 15 que tinha. Serão 105 deputados à esquerda.

Esta situação obrigará a um voto útil do CDS no PSD em Beja, Guarda e Vila Real. Em Santarém, a situação é inversa. Se o PSD vencer o PS uns votos extra no CDS poderiam retirar um deputado ao PS.

Açores: Terá de haver voto útil do CDS no PSD a fim de assegurar a vitória deste último. Se assim for 3-2 para o PSD. Os votos do CDS no PSD poderão fazer toda esta diferença.

Aveiro: O PS deverá perder um deputado para o PSD. No PSD e CDS o voto útil é no partido que cada um preferir. O BE deverá manter um deputado.

Beja: Um voto útil do CDS no PSD tira um deputado ao PS (em benefício do PSD). O voto no CDS é inútil neste distrito.

Braga: O PS deverá perder deputados para o PSD. No PSD e CDS o voto útil é no partido que cada um preferir.

Bragança: Não haverá mudanças 1 deputado para o PS e 2 para o PSD. O voto no CDS é inútil, mas o voto útil do CDS no PSD não retirará o deputado do PS. No PSD e CDS o voto útil é no partido que cada um preferir.

Castelo Branco: Não haverá mudanças 2 para o PS e 2 para o PSD. O voto no CDS é inútil, mas o voto útil do CDS no PSD não retirará deputados ao PS. No PSD e CDS o voto útil é no partido que cada um preferir.

Coimbra: O BE deverá perder o deputado que o Distrito perdeu. O PSD deverá retirar um deputado ao PS. Entre o PSD e CDS, o voto útil é no partido que cada um preferir.

Évora: Não deverá haver mudanças: 1 para o PS, 1 para a CDU e 1 para o PSD. O voto no CDS é inútil mas poderá eliminar surpresas (o PS roubar o deputado do PSD) se for depositado no PSD.

Faro: O novo deputado para o distrito deverá ir para o PSD. No PSD e CDS o voto útil é no partido que cada um preferir.

Guarda: O PS deverá perder um deputado para o PSD. Mas esse deputado do PS poderá cair também para o CDS.

Leiria: O PS perderá um deputado para o PSD. Bem como o BE. No PSD e CDS o voto útil é no partido que cada um preferir.

Lisboa: O PS perderá alguns deputados. O BE um. No PSD e CDS o voto útil é no partido que cada um preferir.

Madeira: Deverá ficar na mesma 4-1-1. O efeito dos partidos marginais (PND e PT) deverão evitar que o PS ganhe um deputado ao CDS em relação às últimas legislativas.

Portalegre: Não haverá mudanças. Será 1 para o PS, 1 para o PSD. O voto no CDS é inútil, mas o voto útil do CDS no PSD eliminará surpresas (o PS roubar o deputado do PSD).

Porto: O PS perde vários deputados. Para o PSD e para o CDS. CDU (2) e BE (3) deverão segurar os seus deputados. No PSD e CDS o voto útil é no partido que cada um preferir.

Santarém: O PS pode perder um deputado para o PSD. Os restantes partido deverão manter o seu deputado.

Setúbal: O PS deverá perder dois deputados para o PSD e PP. No final 5-4-2-4-2

V.Castelo: O PS deverá perder um deputado para o PSD 2-3-1. No PSD e CDS o voto útil é no partido que cada um preferir.

V.Real: Não haverá mudanças 2 para o PS e 3 para o PSD. O voto no CDS é inútil, mas o voto útil do CDS no PSD não retirará deputados ao PS. No PSD e CDS o voto útil é no partido que cada um preferir.

Viseu: O PS deverá perder um deputado para o PSD 3-5-1. No PSD e CDS o voto útil é no partido que cada um preferir.

Estrangeiro: Mantém-se o 3-1 para o PSD.

Esta análise não tem qualquer base científica e resultou da avaliação das votações nas últimas duas eleições para a Assembleia da República e das tendências visíveis reveladas pelas sondagens mais recentes. A aplicação do método de Hondt e os mandatos em jogo completaram o estudo.

Sem comentários: