outubro 26, 2010

Orçamento 2011 - o esfolar da galinha dos ovos de ouro

A porcaria está feita (ao nível das finanças públicas) pelo que este orçamento é (passou a ser) necessário.
Chegou a altura de pagar (com muitos juros) toda a "distribuição" socialista feita nos últimos 15 anos.
E quem vai pagar?
Todos. Mas uns mais do que outros.

À boa maneira socialista, carregou-se nos impostos. Ora, quem paga impostos é quem trabalha. Quem vive de subsídios paga impostos (IVA por exemplo), mas será sempre à conta de quem trabalhou e pagou os impostos necessários para lhes permitir o usufruto dos subsídios. Ou seja, estes apenas devolvem parte do que lhes deram. Pelo que, pagam impostos - realmente - aqueles que trabalham e produzem.

Infelizmente, estes contribuintes já estão no limite das suas possibilidades. E, em 2011 vão sofrer um corte nos rendimentos brutos que poderão ir dos 10% aos 25%. Não é difícil chegar a estes valores:

Será o IVA 2% (não contando com a alteração das tabelas), Inflação 2,2%, IRS 2%, SCUTs, taxa bancária, que se reflectirão no dia a dia de muitos; abono família, limitação dos benefícios fiscais, medicamentos, redução rendimentos e CGA (função pública), aumento mais do que certo das mensalidades do crédito habitação... etc.

Ora, uma (grande) parte dos rendimentos familiares estão tomados por despesas fixas. Sendo estas intocáveis, os rendimentos disponíveis (para além daquelas despesas) sofrerão um rombo. Não de 10 a 25%, mas de 50% a mais de 100%. E quando isso acontecer, a insolvência familiar será uma realidade massiva.

É a morte da "galinha dos ovos de ouro". Ou seja, o fim da população que (ainda) produz e paga impostos. Que, assim, rapidamente, se juntará à (já) maioria subsidiada, no desemprego, no usufruto do RSI, debaixo da ponte...

Os resultados das políticas socialistas são estes. Todos sabemos, todos sabíamos. Mas alguns ainda insistem. Até à rotura final.

Sem comentários: