outubro 28, 2011

Gastar em período de recessão

São audíveis, aqui e ali, os apelos a que os portugueses gastem e não poupem. Pois, em tempos de recessão (mais ainda quando o Estado não tem condições para investir), só o consumo privado poderá evitar maiores quedas da economia.

Errado.

Isso era válido, no passado. Quando as economias eram quase estanques. A globalização trouxe novas regras e as políticas expansionistas em períodos de retracção passaram a ser, apenas "fugas para a frente". A pagar no futuro. Quando o crescimento económico passa a ser uma ilusão, esse pagamento torna-se impossível...

A crise que vivemos é uma crise de défices. Gastamos mais do que temos. 
O que provoca a acumulação e o crescimento de dívidas.


Assim, a recessão é uma inevitabilidade no processo de ajuste do nosso nível de vida. 
Em baixa

Sairemos desta situação mais pobres
Infelizmente, mais pobres do que o que seria devido caso não tivéssemos que ajustar e, ao mesmo tempo, que pagar pelo que gastamos a mais nos últimos anos.

Então, 1) para que tudo possa correr menos mal, devemos gastar apenas o essencial e, se possível, portuguêsE 2) devemos evitar gastar no acessório, principalmente quando importado.

E devemos poupar. E não entender essa poupança como dinheiro parado. Afinal será essa mesma poupança que (a partir dos bancos) poderá constituir a fonte necessária para potenciar o investimento e devolver a necessária liquidez à economia.

Sem comentários: