maio 03, 2013

Política de trabalho desastrosa

Aqui está a resposta de Gaspar ao chumbo do Tribunal Constitucional.
Reforma mais tardia, mais horas de trabalho e mais descontos sociais na função pública.
Uma resposta que já não engana. Gaspar não governa para o País. Está a fazer o jeito à Alemanha.

A Alemanha tem todo o dinheiro. É ali que acabam todas as disponibilidades financeiras da Europa, nomeadamente dos países periféricos. Refúgio de capitais, mesmo que a taxa zero.

Logo, tem toda a capacidade de investimento.

As empresas alemãs têm muito crédito a baixo custo. Assim, têm custos mais baixos e ganham mercado (para os seus produtos). É ali que se investe, é ali que poderá haver crescimento, é ali que poderá haver (mais) trabalho. Nomeadamente na parte Leste (de Merkel) do País.

Resta apenas um problema: não têm trabalhadores para esse crescimento. E não querem trabalhadores orientais (turquia e não só) e africanos. Já se aperceberam dos efeitos (sociais) negativos dessa imigração.

Restam, os países do Sul da Europa. Muito mais adaptáveis cultural e socialmente à Alemanha.
Vai daí, é simples: coloca-se uns gaspares no sítio certo, lançam-se políticas desastrosas, incrementa-se o desemprego e fazem-se uns roadtours a angariar jovens, já com a formação feita (e integralmente paga) para irem trabalhar para a Alemanha. Ao mesmo tempo que o primeiro ministro vai dizendo que emigrar é coisa boa e positiva.

Entretanto, sai a nossa juventude (não tem emprego cá) já formada - com investimento público que agora enforma a nossa dívida - e com ela, o futuro do País.
Esta política é desastrosa.

E a alternativa que se vai desenhando (pelo PS e outra esquerda), também...

A solução (boa para o País) é a inversa mas, sobre essa alternativa, nem uma palavra. 
Ler aqui: 
http://notaslivres.blogspot.pt/2012/10/medida-3-divisao-distribuicao-do.html

Sem comentários: