outubro 26, 2011

A Comissão Europeia vai investigar a venda do BPN

O Estado injectou ou vai injectar muitos milhares de milhões de euros num buraco chamado BPNO silêncio sobre o assunto é ensurdecedor.

A Comissão Europeia começa por achar que haverá ali ajudas públicas sem sentido. E vai investigarPior que isso, o buraco poderá consubstanciar e ser a soma de uma miríade de buracos ávidos de serem tapados com dinheiros dos contribuintes.

A questão é simples:

Aproveitando o buraco mãe, não terão sido para ali canalizados todos os maus negócios financeiros públicos dos últimos anos?

A resposta é mais simples ainda:

Elabore-se a lista dos créditos não reembolsados dos últimos 15 anos, superiores a 5 milhões de euros (ou 1 milhão de contos): para quem, para quê e autorizado por quem.

Não contam nomes herméticos de empresas sediadas em off-shores. Queremos os nomes por detrás delas ou quem os veio negociar. Segredo bancário? Isso não conta para créditos não pagos. Ou melhor, pagos por nós…

Claro que muitos dos buracos que dessa maneira seriam detectados incluirão negócios (buraquitos) mais pequenos absolutamente legais que originaram mais valias – bem distribuídas por muitos – também sem qualquer ponta de ilegalidade.

Por exemplo, se a um tipo qualquer, responsável (ou irresponsável) pelo Banco, se atribui uma quota-parte de 50 milhões no buraco total e depois se vem a saber que vendia acções a metade do valor de mercado… poderemos concluir que um qualquer buraco (negro) será a soma de muitos buracos (branqueados).

O Dr. Tavares Moreira, no blog Quarta República defende um Livro Negro do BPN. Considero ser essencial essa clarificação para que seja possível acatar com menor dificuldade todos os esforços que a dívida nos exige…

Mas não nos iludimos. 
Pois é mais que evidente a opacidade da situação e a tentativa do seu encobrimento.

Sem comentários: